sábado, 5 de dezembro de 2015

Sete anos, vamos que vamos!


FUNDAMENTAÇÃO LEGAL


A Casa Escola se caracteriza por ser um espaço Não formal de educação ambiental, de uso comum, orientado e espontâneo. Abrigando uma biblioteca, videoteca, brinquedoteca e cinemateca. Além de exibições regulares da filmografia brasileira conforme acordo entre a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura.

São orientados o bom comportamento, ações básicas de higiene pessoal, o cuidado com o uso de bens comuns, a valorização da autoestima e da identidade, alicerces fundamentais para iniciativas quanto à educação não formal.

Em consonância com a Lei Municipal n° 904 de 22 de Maio de 2014.


OBJETIVOS
São objetivos gerais do Projeto Casa Escola:
* Desenvolvimento do processo de memória, imaginação, identidade e de pertencimento.
* Educação, Trabalho e Arte.
* Formação profissionalizante e
* Conservação do patrimônio natural e cultural.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
A Casa Escola é um espaço aberto, de uso espontâneo, onde abrigam-se biblioteca, videoteca e brinquedoteca. Desenvolvendo idade, memória, imaginação e posteriormente pertencimento. De uma


maneira em geral, somente cuidamos quando temos uma relação de pertencimento do lugar, pessoas e coisas.
Com a permanência do espaço físico (lugar, casa), a Casa Escola estará fortalecendo suas atividades juntos à novo parceiros, em sintonia com seus objetivos gerais. Assim as crianças espontaneamente utilizam a biblioteca, a videoteca e a cinemateca.
As atividades continuarão com o pagamento dos alugueis, assim como o planejamento em assegurar, conforme linha deste projeto:
* Educação Popular e Conservação do Patrimônio Natural e Cultural,
* Desenvolvimento do processo de pertencimento,
* Responsabilidade Social.
A Casa Escola completou sete anos de espaço público de educação não formal. Nossa única dificuldade/fragilidade é de permanência de local físico. A Diretoria atual se compromete a um horizonte de dez anos para avaliação e consolidação deste projeto, onde se formará nova Diretoria.
São cerca de 70 crianças e pré-adolescentes que frequentam rigorosamente a Casa.
Destes 7 anos de existência em Agosto último e já foram realizadas, espontaneamente diversas oficinas, destacando-se oficinas de: manutenção de computadores; reaproveitamento de alimentos; pipas e papagaios; bijuterias; reciclagem de resíduos; fotografia e vídeo.
Todo histórico da Casa Escola encontre-se em blog: casaescola.blogspot.com
Além disto foram realizadas na Casa Escola:
Proteger é Preciso: O programa “Proteger é Preciso” é uma iniciativa da Oficina de Imagens em parceira com a Vale, que tem como objetivo fortalecer a capacidade de mobilização e participação de adolescentes, jovens e representantes de organizações sociais para o desenvolvimento de ações integradas de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. 
Em Ouro Preto, as ações do programa Proteger é Preciso ocorreram no Distrito de Antônio Pereira na sede da Casa Escola - Instituição que se tornou parceira do projeto. Na Casa Escola aconteceram oficinas para jovens e crianças dentro da temática dos Direitos Humanos, Direitos Sexuais e Sexualidade. Também foram trabalhadas várias formas de comunicação: Rádio, Fotografia, Vídeo, Stop Motion; além de oficinas de dança.  As formações com jovens e crianças tiveram inicio em março de 2014 e aconteceram 1 vez por semana, às terças-feiras, de 18h às 20h na Casa Escola. As formações do Proteger é Preciso se encerraram em novembro de 2014.      

- Mobilização da Juventude de Antônio Pereira: objetivo do projeto é fortalecer a participação de crianças, adolescentes e jovens nos processos de implementação da Casa Escola de Antônio Pereira. Além de mobilização para participação comunitária dos jovens, há execução de oficinas sobre questões relativas à sexualidade saudável e prevenção à violência sexual (casando a discussão do Programa Proteger é Preciso), Direitos Humanos e questões sociais vividas pelas crianças e adolescentes na comunidade.
A partir de agosto de 2014, casamos o projeto Proteger é Preciso com o projeto Mobilização da Juventude de Antônio Pereira. O projeto Mobilização da Juventude de Antônio Pereira vem sendo realizado em parceria com a Casa Escola. Desde o inicio do projeto a maior parte das ações do mesmo vem sendo realizadas no espaço da Casa Escola. O espaço é de responsabilidade de pessoas referencias da comunidade e tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Vale.


O público-alvo do projeto Mobilização de Jovens de Antônio Pereira são crianças, adolescentes e jovens. A maior parte dos jovens mobilizados para participar das ações do projeto tem idade entre 14 e 20 anos. Cerca de 50 adolescentes e jovens participaram dos encontros formativos realizados semanalmente no distrito, todas às terças e sextas-feiras das 18h às 20h na Casa Escola. Além de um público de 30 adolescentes e jovens presentes nas oficinas temáticas da ½ Virada Cultural de Antônio Pereira e as oficinas socioeducativas e 30 crianças. Indiretamente a ½ Virada Cultural mobilizou um público de 300 pessoas.

Para a realização da ½ Virada Cultural, começamos com um diagnóstico de artistas do distrito de Antônio Pereira, com visitas institucionais e contato com as lideranças comunitárias que foram indicando os artistas locais. Depois de contatar os artistas fizemos uma primeira reunião sobre produção do evento, houve a participação da maioria dos artistas convidados. Próximo ao evento foi feita uma segunda reunião, com a participação de todos os artistas pra repassar todos os detalhes, além de tirar dúvidas e apresentar mais uma vez a proposta do evento.

Para as crianças, adolescentes e jovens foram oferecidas oficinas de rádio, stop motion, oficina de dança, oficina de teatro e oficina de desenho. Participaram cerca de 40 crianças e 20 adolescentes. As oficinas ocorreram no mês de novembro com atividades semanais.

Segue a estrutura de atuação da Casa Escola:

Linha de Atuação do Projeto

* Educação Popular e Conservação do Patrimônio Natural e Cultural,

* Desenvolvimento do processo de pertencimento,

* Responsabilidade Social.


Beneficiários diretos

Crianças, pré-adolescentes e adolescentes do distrito de Antônio Pereira.

Resultados esperados

* Desenvolvimento do processo de pertencimento.

* Fortalecimento do vínculo familiar.

* Estímulo à formação profissional.

* Conservação do Patrimônio Natural e Cultural.

Atividades previstas

* Empréstimos de livros (literatura brasileira e estrangeira); filmes e brinquedos;

* Incentivo à leitura;

* Oficinas regulares de Educação Ambiental (parcerias com o Conselho Municipal de Assistência Social e demais entidades);

* Organização de cursos profissionalizantes (acervo já disponível);

* Contrato de um auxiliar administrativo para abertura desta Casa durante a semana e nos fins de semana;

* Além de exibições regulares da filmografia
brasileira conforme acordo entre a Secretaria de Audiovisual do Ministério
da Cultura.


* Consonância, sinergia aos objetivos competentes desta Secretaria, quais sejam:

Orientar, assistir, manter e administrar as bibliotecas do Município;

Cuidar do esporte vinculado à atividade educacional;

Cuidar da política educacional infantil de 0 a 6 anos.”

Nenhum comentário: