quarta-feira, 31 de maio de 2017

Treinando para o ENEM (Redação)

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) atualmente é a porta de entrada para muitos programas do governo, como Prouni e Ciências sem Fronteiras. Isso significa que sair bem no ENEM significa conseguir uma vaga na universidade e programas do governo. Existem cursos especializados no ENEM, o que torna a entrada muitas vezes como antes, ou seja, quem pode pagar se sai bem, o mesmo esquema antigo dos vestibulares.

Um dos maiores problemas do jovens atualmente é escrever, o que se reflete no ENEM. Um dia perguntei para meu irmão se ele sabia lê, ele disse que sim, fiz a pergunta de novo, mas explicando desta vez, neste caso não. lê significa saber entender o que está escrito em um pedaço de papel, como uma notícia do jornal. O ENEM divide a redação em competências, que não deve ser levadas ao pé da letra: é somente um artifício para avaliar os alunos.  
Basicamente são: 1) capacidade de escrever de forma correta, respeitando a nossa gramática; 2) Compreender a proposta de redação; 3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos; 5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.
Segundo alguns, eu mesmo cheguei a ver isso ao perguntar alguns que falharam, ou mesmo foram bem no ENEM, a última competência pega mais. Isso pode ser explicado devido a uma ausência da juventude na nossa sociedade; algo que seria assunto para um livro. Algo interessante de mencionar seria notas zeros, ocorrem por exemplo com pessoas que "falam demais" (não respeitam os direitos humanos, um conceito bastante abstrato para muitos, muitos sabem mais ou menos o que é, mas não conseguem definir). Sim, devemos respeitar os direitos humanos, mas isso não pode nos impedir de nos expressar; afinal, muitos que passam pelo ENEM se tornaram os profissionais do futuro, e deixar de defender algo por medo não é a boa marca de um bom profissional.


Em suma, querendo ou não, o ENEM se tornou um dos exames mais importantes do Brasil, também um dos que mais pega, talvez ao lado de concursos públicos. Um exemplo da tamanha importância são os cursos criados somente para o ENEM, vários em todo o Brasil, uma indústria que vive do sonho de muitos; essa é a indústria do vestibular que se adaptou. No entanto, muitos, desfavorecidos socialmente, ainda podem treinar para o mesmo, afinal, a porta está aberta, basta se preparar!

Temos um grupo de estudos para o ENEM 2017, atualmente em redação!!

Nenhum comentário: